Home

Programa REM MT participa do evento “Reino Unido e Brasil: Parceiros para um crescimento verde e inclusivo” em Brasília

O Programa REM MT participou do evento: “Reino Unido e Brasil: Parceiros para um crescimento verde e inclusivo”, realizado nesta terça-feira (26), em Brasília, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Governo de Mato Grosso. O evento, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) em parceria com a Embaixada do Reino Unido, foi realizado para celebrar as parcerias entre o governo do Reino Unido com o Brasil.

 

Durante o evento também foram mostradas as parcerias do Reino Unido com os estados do Acre e Mato Grosso, com os Programas REM. Na ocasião, a Coordenadora Geral do Programa REM MT, Ligia Vendramin, foi convidada a falar sobre as expectativas e desafios a serem superados até a COP 30. 

 

Na sua falta, Ligia Vendramin falou sobre as ações desenvolvidas junto às comunidades que trabalham para manter a floresta em pé.

“Através do Programa REM MT, temos uma caminhada forte e importante, que hoje alcança mais de 30 mil pessoas, sendo 40 povos indígenas beneficiados, cinco segmentos das populações e comunidades tradicionais, mais de 20 cadeias de valor e o governo de Mato Grosso tem a oportunidade agora com a renovação do programa, de dar amplitude a isso”, disse Ligia.

 

Coordenadora Geral do Programa REM MT, Ligia Vendramin, falou sobre as expectativas e desafios a serem superados até a COP 30

 

A coordenadora do Programa REM MT ainda destacou outra frente importante de trabalho desenvolvida diretamente pela SEMA, que é a regularização ambiental.

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente anuncia no dia 27 de março, uma nova etapa, um pulso de inovação na regularização ambiental, com o lançamento do Cadastro Ambiental Rural Digital, cuja a meta é alcançar, até a COP de 2030, a aprovação de 50% de todos os CARs dos 66 municípios prioritários no combate ao desmatamento”, conta.

 

Ligia destacou outra ação importante do Governo de Mato Grosso, visando enfrentar os desafios ambientais até a COP 30, que será o lançamento do Plano Estadual de Restauração, em abril deste ano, que será um suporte para reverter o processo de degradação de cerca de 1,8 milhões de hectares.



REINO UNIDO E BRASIL

 

Durante o evento, foram debatidos resultados alcançados da parceria firmada em 2023 entre Reino Unido e Brasil, que inclui compartilhamento de conhecimentos, colaboração política, apoio a programas de desenvolvimento sustentável e de transição energética, apoio nas áreas de ciência e na área comercial.

 

A Embaixada do Reino Unido anunciou um investimento em nove projetos em parceria com o governo brasileiro, por meio do Financiamento Internacional para o Clima (ICF). A cooperação, que já rendeu mais de R$ 3 bilhões em investimentos britânicos no país, faz parte das ações de engajamento para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontece em 2025 em Belém (PA).

 

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e secretário de estado das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido, James Cleverly ao fechar parceria entre os governos em 2023 - Foto: Poder 360

 

CONHEÇA O REM MT

 

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores da agropecuária, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). 

 

 

Por Priscila Soares (REM MT)