1. Home
  2. »
  3. Imprensa categoria
  4. »
  5. COVID – 63 municípios de MT vão homenagear vítimas da Covid-19 com plantio de mudas;…

Notícias

COVID – 63 municípios de MT vão homenagear vítimas da Covid-19 com plantio de mudas; saiba como participar 

O Programa REM Mato Grosso e o setor de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) convidam a todas as prefeituras do Estado para participarem de uma grande ação de plantio, em homenagem às vítimas de Covid-19 em Mato Grosso. Até o momento, 63 municípios já confirmaram a participação no evento, que deve ocorrer entre os meses de outubro, novembro e dezembro. As demais prefeituras interessadas têm até o próximo dia 31 de agosto para se inscreverem. 

Restaurando Ecossistema

A ação de plantio integra o rol de atividades da Semana do Meio Ambiente da Sema-MT, que ocorreu no mês de junho, com o tema “Restaurando Ecossistemas”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, o REM MT e a Educação Ambiental tiveram a iniciativa de homenagear as vítimas da Covid-19 com o plantio das mudas em diferentes cidades do estado. A ideia é que cada árvore simbolize uma vida que se foi e que ao mesmo tempo se restaura junto com a natureza. 

Case de sucesso

O município de Pedra Preta (243 km de Cuiabá) gostou tanto da ideia que resolveu se adiantar ao promover sua ação de plantio no mês passado. O evento foi um sucesso, mobilizando autoridades importantes – como o senador Wellington Fagundes -, além de contar com presença de grande parte da população da cidade. 

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Agilmar Raimundo da Silva, o evento foi “muito bonito” e comoveu a população local, principalmente as pessoas que perderam parentes pela Covid. 

“A ação mobilizou o município. Muitas pessoas ajudaram a prefeitura a limpar o lote onde foram plantadas mais de 200 mudas de diferentes espécies, como o Ipê e a Aroeira. Cada muda recebeu uma placa com uma frase e o nome das pessoas homenageadas”, disse o secretário . 

Agilmar conta  ainda que a homenagem estabeleceu um vínculo entre as pessoas e as mudas. “Hoje, um mês após o plantio, muitos se encarregam, por conta própria, de todo dia ir lá no lote regar as plantinhas”, afirmou.

Homenagens

As demais homenagens estão previstas para os meses de outubro, novembro e dezembro, com datas a serem definidas. Os municípios interessados em participar da ação devem entrar em contato, até o próximo dia 31 de agosto, com a Educação Ambiental pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (65) 98464-1055. Ao entrarem em contato, as prefeituras devem solicitar o número de mudas para o plantio relacionado ao quantitativo de mortes por covid na cidade. As placas de homenagens serão confeccionadas pelo REM MT. 


Sobre o Programa REM MT

O Programa REM MT (do inglês, REDD para Pioneiros) é uma premiação ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos 10 anos. A cooperação internacional dos governos do Reino Unido e da Alemanha doam recursos por meio do BEIS e do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) para o Programa que aplica em ações de conservação da floresta a fim de reduzir emissões de CO2 no planeta. Para isso, beneficia diretamente iniciativas que contribuem para reduzir o desmatamento, estimular a agricultura de baixo carbono e apoiar povos indígenas e comunidades tradicionais.

É coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e gerenciado financeiramente pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Compartilhe