Projeto financiado pelo Programa REM MT será mostrado aos produtores de Sorriso como referência em produção sustentável envolvendo grandes commodities de Mato Grosso
Marcio Camilo/Comunicação REM MT
Continuam abertas as inscrições do dia de campo online 6° Encontro Regional de Sistemas Produtivos, com objetivo de mostrar práticas sustentáveis de produção de commodities envolvendo a soja, o milho e a agropecuária. O evento ocorre neste sábado com transmissão online a partir das 9h (horário de Brasília) direto do estúdio televisivo da Embrapa Agrossilvipastroril, pelos sites Vida Rural MT (https://vidaruralmt.com.br/), Associação Amigos da Terra de Sorriso (www.catsorriso.org.br) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (https://www.embrapa.br/agrossilvipastoril/).
Os interessados em participar do dia de campo devem se inscrever pelo site www.catsorriso.org.br.
O evento terá como exemplo os experimentos de sistemas produtivos integrados promovidos pela Embrapa na Fazenda Santana, no município de Sorriso, a 396 quilômetros de Cuiabá.
Lá os produtores conhecerão técnicas de plantio direto para enriquecer o solo de matéria orgânica e desse modo gerar nutrientes para a soja.
É o que ocorre quando a planta braquiária divide o mesmo terreno com a soja, pois a braquiária tem a capacidade de buscar nutrientes nas camadas mais profundas dos solos e bombeá-los para cima, promovendo, assim, a descompactação e o incremento de matéria orgânica do solo.
Consórcios forrageiros na Fazenda Santana, em Sorriso-MT/Embrapa
Em decorrência deste incremento, o solo aumenta sua capacidade de armazenamento de água e nutrientes disponíveis para as plantas, ajudando a cultura da soja durante os períodos de veranicos ao longo do seu ciclo produtivo.
Durante o dia de campo os produtores terão a oportunidade de ouvir palestras de renomados especialistas em agropecuária da Embrapa e também da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que, a partir do exemplo da Fazenda Santana, irão explicar a importância da produção envolvendo diversas culturas integradas para o meio ambiente.
O projeto é financiado desde fevereiro deste ano com recursos da Chamada 08/2020 do Subprograma Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis (PIMS) do REM Mato Grosso. De acordo com Flávio Wruck, um dos pesquisadores da Embrapa que participa da iniciativa, o encontro será uma oportunidade de mostrar aos produtores que é possível plantar commodities de maneira sustentável e em harmonia com diferentes culturas.
Sobre o Programa REM MT
O Programa REM MT (do inglês, REDD para Pioneiros) é uma premiação ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos 10 anos. A cooperação internacional dos governos do Reino Unido e da Alemanha doam recursos por meio do BEIS e do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) para o Programa que aplica em ações de conservação da floresta a fim de reduzir emissões de CO2 no planeta. Para isso, beneficia diretamente iniciativas que contribuem para reduzir o desmatamento, estimular a agricultura de baixo carbono e apoiar povos indígenas e comunidades tradicionais.
É coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e gerenciado financeiramente pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Saiba mais sobre o Programa REM MT em: https://remmt.com.br/
Confira a programa completa do evento: