O Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros) entregou na manhã desta quinta-feira (24), seis camionetes zero quilometro para ajudar na fiscalização e no combate ao desmatamento ilegal no Estado. A entrega foi realizada na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e contou com a presença de autoridades e servidores do setor de fiscalização de flora da secretaria.
Os veículos foram alugados por meio do Subprograma Fortalecimento Institucional (FIPPE), do REM MT. Serão disponibilizadas quatro camionetes para a Superintendência de Fiscalização de Flora (SUF) da Sema e duas para o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).
Francieli Nascimento, coordenadora do Subprograma Fortalecimento Institucional (FIPPE), explica que os veículos proporcionarão as condições necessárias para os fiscais realizarem o trabalho de maneira ágil e eficiente.
“São camionetes robustas, zero quilômetro, apropriadas ao combate do desmatamento ilegal. Elas vão permitir que os fiscais ajam com mais rapidez e segurança no enfrentamento aos ilícitos ambientais, promovendo o efeito esperado da fiscalização: a dissuasão. Isso desestimula novas derrubadas, através do exemplo de responsabilização e ação rápida, mesmo em lugares remotos”, destaca a gestora.
Coordenadora do Fortalecimento Institucional do REM MT, Francieli Nascimento. Crédito: Marcio Camilo/REM MT
O coronel Bruno Saturnino, superintendente da SUF, por sua vez, observa que os locais de desmatamento são de difícil acesso, com estradas esburacadas e cheias de lama.
“Nesse contexto é fundamental que os fiscais de flora tenham veículos apropriados para enfrentar essas adversidades durante as operações, em especial na floresta amazônica”, diz.
INCENTIVO
Contar com veículos novos e de qualidade é um grande incentivo para quem está na linha de frente do combate ao desmatamento ilegal. É o que destaca o analista ambiental João Leôncio, do setor de fiscalização de flora da Sema.
“Esses veículos possuem uma altura excelente, pneus mistos (para uso no asfalto e terra) e tração nas quatro rodas para sair dos lamaçais. Com esses recursos, a gente consegue adentrar nos locais de exploração ilegal de maneira segura e eficiente”, afirma o servidor.
As camionetes foram alugadas da Empresa Brasileira de Engenharia e Comércio (EBEC), que há 2 anos disponibiliza esse tipo de serviço ao Programa REM MT.