No próximo dia 14 de maio, produtores de soja, milho, gado, além de outras commodities, estão convidados a participar do Dia de Campo 4ª Vitrine Tecnológica Agrícola, na Fazenda Santa Sofia, no município de Juara, região Noroeste de Mato Grosso. Com o tema “Atualidades na integração de sistemas de cultivo na Amazônia Mato Grosso”, o evento tem como objetivo apresentar aos produtores da região algumas das melhores soluções tecnológicas, visando uma produção mais sustentável, em equilíbrio com a natureza.
Dessa forma, importantes autoridades no assunto irão palestrar no evento, onde abordarão temas, como: intensificação sustentável do solo, integração de sistemas, manejo da pastagem e do sistema soja e milho, manejo de adubação, manejo de pragas e doenças, manejo de plantas daninhas, biotecnologias, produtividade na região, mercado da carne e suplementação de bovinos e gestão.
A entrada para o evento será a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os produtores e demais interessados podem se inscrever a partir do preenchimento de um formulário.Mais informações podem ser acessadas no site www.agrisciences.org.br.
O Dia de Campo 4ª Vitrine Tecnológica Agrícola é uma realização do programa de pesquisa AgriSciences, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa REM Mato Grosso, Fazenda Santa Sofia, Projeto Rural Sustentável e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer-MT).
PROGRAMAÇÃO
O Dia de Campo terá início às 7h, com a recepção dos convidados na Fazenda Santa Sofia. Já a primeira palestra está prevista para às 07h50, e terá como tema: Programa REM-MT & as Ações Desenvolvidas pelo AgriSciences.
A palestra será ministrada por Fernando Sampaio, coordenador adjunto do REM MT e diretor-presidente do Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI); e pelo professor da UFMT e coordenador do programa AgriSciences, Daniel Carneiro de Abreu.
Na oportunidade, eles falarão das soluções tecnológicas, visando uma produção mais sustentável, que ocorrem na Fazenda Santa Sofia. Lá, um dos principais experimentos é a modelagem computacional, em que um software simula quais sementes de soja, milho e arroz se adaptam ao clima e o solo da região. A ideia é desenvolver sementes híbridas e integrá-las à produção pecuária. Esse projeto é desenvolvido pelo AgriSciences, sendo financiado pelo Programa REM Mato Grosso.
A programação do Dia de Campo segue até às 16h30. Confira abaixo a programação completa:
Por Márcio Camilo