Na trilha da proteção ambiental, policiais civis começam nesta terça-feira (21) o Curso de Investigação e Operações Policiais Ambientais – (CIOPAM), para atuarem nas investigações e operações de combate aos ilícitos ambientais em Mato Grosso. A qualificação acontece no auditório Arne, na sede da Sema, em Cuiabá, e segue até o dia 7 de dezembro .
De acordo com a delegada titular da Dema, Liliane Murata, o intuito do curso é qualificar e capacitar os policiais para ações de combate e prevenção durante operações em áreas de difícil acesso, que apresentam muitos desafios.
“Tendo em vista a dificuldade e o ambiente hostil que enfrentam nas matas e florestas, ambientes rurais, aquáticos e a importância desse curso é que eles reciclem, aprimorem e qualifiquem, visando enfrentar as dificuldades desses ambientes. sabemos que os criminosos cada vez mais se organizam e se utilizam de artifícios visando dificultar as nossas ações em operações de prevenção e combate, daí a importância dessa qualificação, não só na investigação, como também visando a segurança deles nessas ações”, explica Liliane.
Os instrutores são especialistas das Polícias Civis de Mato Grosso e Paraná, além de contar com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público, Sema, Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas e Corpo de Bombeiros Militar.
O Programa REM MT apoiou o curso com logística de viagem e estadia dos instrutores, além de material gráfico, alimentação e uniformes.
O curso é direcionado para policiais civis para atuar operações ambientais. Para mais informações, entre em contato com a Dema pelos telefones (65) 3623-7681 / 3645-4902.