1. Home
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Com apoio do REM MT, sistema de autuação de infratores ambientais (SIGA) entra em funcionamento

Notícias

Com apoio do REM MT, sistema de autuação de infratores ambientais (SIGA) entra em funcionamento

No intuito de prevenir e combater os desmatamentos ilegais e incêndios florestais em Mato Grosso, o Sistema SIGA AUTUAÇÃO – responsável por multar infratores de leis ambientais – passa por um processo de modernização. Apoiado pelo Programa REM MT, ele entrará em funcionamento e será ainda mais eficaz na aplicação de multas.

A responsabilização administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi fortalecida pelo Programa REM MT, por meio do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes (Fippe). 

Foram desenvolvidos três módulos de fiscalização e autuação: o sistema SIGA AUTUAÇÃO, o SIGA RESPONSABILIZAÇÃO e o SIGA ARRECADAÇÃO. 

O desenvolvimento dos três módulos foi custeado pelo Programa REM MT, com a contratação de empresa especializada em desenvolvimento de softwares, com custo total de R$ 2.792.457,98.


Fernando Mews durante fiscalização da Sema (Foto: Reprodução)

O agente de Fiscalização da SEMA , Fernando Luiz Mews, atua diretamente no combate ao desmatamento. Ele explica que o SIGA AUTUAÇÃO atua na lavratura digital de autos e termos relacionados aos ilícitos ambientais, que são operados de forma off-line em áreas remotas. 

O sistema possibilita que os fiscais responsabilizem os infratores de forma imediata, mesmo em locais isolados e sem acesso à internet.

“Outras interfaces do SIGA são o SIGA RESPONSABILIZAÇÃO, que é responsável pelo gerenciamento digital dos Processos de Infração Ambiental que são lavrados pelo SIGA AUTUAÇÃO. Também está em construção o SIGA ARRECADAÇÃO, que será responsável pelo gerenciamento digital do recolhimento de taxas e multas aplicadas pela Sema”,  conta.

VANTAGENS DO SIGA AUTUAÇÃO

Coordenadora do Subprograma Fortalecimento Institucional e de Políticas Públicas Estruturantes (Fippe), Francieli do Nascimento explica as vantagens do SIGA AUTUAÇÃO (Foto: REM MT)

Uma das facilidades trazidas pelo SIGA Autuação é a digitalização do processo, explica a coordenadora do Fippe, Francieli do Nascimento. O sistema facilita o trabalho dos fiscais, diminuindo o tempo de elaboração do procedimento e minimizando as possibilidades de erros, que poderiam anular a multa.

Por ser digital, o processo também é mais econômico, já que somente a via do autuado é impressa. Os Correios recebem a autuação diretamente no seu sistema, enviando ao infrator através do E-CARTA. O sistema de AUTUAÇÃO também traz mais transparência. 

“Dentre outras inúmeras vantagens do sistema, destaca-se a facilidade para geração de dados de produtividade, considerando que os demais órgãos estaduais responsáveis pela autuação administrativa de danos ambientais: Polícia Militar Ambiental e Batalhão de Emergências Ambientais também utilizam o Siga autuação, proporcionando assim rapidez na consolidação das informações”, comenta Francieli.

Porém, o sistema adotado pela Sema estava desatualizado em relação à tecnologia e não tinha entrado em operação, sendo que o Ibama já utilizava um sistema parecido há bastante tempo. Portanto, foi necessário passar pelo processo de modernização.

“A modernização da lavratura de autos de infração se faz necessária para aumentar a eficiência no início do processo administrativo de punição por destruição ambiental, sendo concluído pela responsabilização do infrator e recebimento do valor da multa, aumentando a efetividade do combate ao desmatamento ilegal, visando reduzir as emissões por desmatamento e degradação florestal, contribuindo assim com o objetivo principal do Programa REM MT”, conta. 

Compartilhe