Programa é finalista na categoria ‘Sociedade Sustentável’
O Programa REM MT, por meio do Subprograma Territórios Indígenas, foi classificado como finalista do 22º Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente, na categoria “Sociedade Sustentável”. Os finalistas foram divulgados na última segunda-feira (24).
A premiação reconhece iniciativas de destaque que promovem a sustentabilidade e a conscientização ambiental no Brasil. O engenheiro florestal e coordenador do Subprograma Territórios Indígenas do REM MT, Marcos Antônio Camargo Ferreira, destacou a importância dessa classificação: “A presença do Programa REM MT na fase final do Troféu Seriema ressalta as ações voltadas para o bem-viver das comunidades indígenas e o papel crucial dos Territórios Indígenas na conservação ambiental. Respeitamos o conhecimento tradicional dessas comunidades, apoiando práticas sustentáveis que preservam suas culturas e contribuem para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.”
Nesta edição, o Troféu Seriema recebeu 255 inscrições de projetos socioambientais de todo o país, sendo 21 finalistas distribuídos em sete categorias. As categorias são: Biodiversidade, Elementos Naturais, Gestão Empresarial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Imprensa, Inovação, Produção Acadêmica e Sociedade Sustentável.
A cerimônia de premiação acontecerá em novembro de 2024, em Goiânia, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Crea-GO. Os vencedores de cada categoria receberão o Troféu Seriema, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”, além de certificados para os autores e coautores dos projetos premiados.
Aldeia Wani Wani, em Apiacás, é uma das beneficiadas do Subprograma Territórios Indígenas do REM MT – Foto: Programa REM MT.
O trabalho do subprograma Territórios Indígenas é o de promover a melhoria do bem viver da pessoa indígena apoiando ações de fortalecimento em seus territórios. O REM MT apoia projetos relacionados à geração de renda, cultura, gestão ambiental e territorial, sustentabilidade, saúde, e a soberania alimentar dos povos indígenas, além de fortalecer a equidade de gênero nas aldeias.
A atuação do Programa REM nos territórios indígenas foi planejada após a ampla consulta aos povos indígenas do Estado, e sempre buscou aumentar a visibilidade dos povos originários e integrar seus conhecimentos tradicionais na luta contra as mudanças climáticas. Outra atuação importante do projeto é a de promover o diálogo e garantir a participação na tomada de decisões do programa, por meio de uma governança formada por representantes indígenas.
O reconhecimento deste programa no Troféu Siriema reforça a importância de políticas públicas alinhadas às necessidades e realidades dos povos indígenas, fortalecendo tanto a conservação ambiental quanto o desenvolvimento social dessas comunidades.
O Troféu Seriema é organizado pelo Crea-GO, com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência – Mútua. O prêmio, que se tornou um dos maiores reconhecimentos ambientais do Brasil, busca destacar trabalhos que impactam positivamente o meio ambiente e a sustentabilidade.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .
Por Priscila Soares (REM MT)