Foto: REM MT
Fortalecimento da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI)
BIOMA
Amazônia, Pantanal e Cerrado
Estado de Mato Grosso
ÁREA DE ATUAÇÃO
VALOR APOIADO
R$ 1.433.502,10
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL
PCI
DESCRIÇÃO
A estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), conforme Decreto nº 46/2019, tem como objetivo captar recursos financeiros para aplicação no Estado de Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, a recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e gerar a redução de emissões (RE) e sequestro de carbono de 6 GTon. CO2.
O Programa REM MT tem fortalecido a PCI em suas ações estratégicas de monitoramento das metas, alavancagem de recursos e regionalização da PCI no estado. Assim, buscando evoluir na estratégia de um território sustentável, equilibrando conservação, produção e inclusão, o que depende investimentos em ações públicas e privadas, além de financiamentos.
O monitoramento das metas PCI almeja acompanhar os avanços das ações rumo à implementação das metas da PCI até 2030 e 2050 no estado de Mato Grosso, subsidiando o aperfeiçoamento ou redirecionamento de ações e garantindo a credibilidade e transparência da estratégia.
Desde seu lançamento na COP21, em 2015, a Estratégia PCI mobilizou parceiros e desenvolvimento de modelos de investimentos que apoiam diretamente na implementação de suas metas. Em relação ao engajamento do setor privado, atua com ferramentas que facilitam o entendimento das empresas para apoiar o estado de MT, conectando compradores para regiões produtoras inseridas em cadeias livres de desmatamento. Umas das iniciativas relevantes atuando no Estado e que contribuem positivamente para a PCI é o Programa REM MT.
O REM MT também contribui com a regionalização da Estratégia PCI, que implementa as estratégias de regionalização nos Municípios de Barra do Garça, Sorriso, Tangará da Serra. Vale do Juruena. Em articulação com as prefeituras, a PCI firma os pactos regionais com o compromisso de reduzir o desmatamento, fortalecer as parcerias e criar um ecossistema de investimentos, ampliando o impacto dessa atuação nesses territórios.