Home

Resultados da primeira fase do Programa REM MT são apresentados às lideranças indígenas de MT

Em busca de demonstrar as ações, avaliações e resultados da primeira fase do programa, o REM MT realizou a 11ª Reunião da Comissão de Governança do Subprograma Territórios Indígenas, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em Cuiabá. Participaram do encontro os integrantes da Comissão de Governança, que representam os 43 povos indígenas beneficiados por mais de 100 projetos e ações realizadas pelo programa REM MT.

 

A reunião foi um momento de visualização de resultados, avaliações e planejamento de ações, assim como, de fortalecimento do diálogo e cooperação entre o programa e os indígenas, sempre visando a tomada de decisões de forma conjunta, como destacou Angelton Arara, liderança do povo Arara.

 

“A reunião da governança é importante porque ela faz com que o indígena participe de todos os processos do Programa REM. Por isso é importante a nossa presença como povos indígenas e representantes de cada regional. Só assim a gente tem conhecimento das informações que são necessárias, para que a gente passe para nossas bases, no que o Programa REM está investindo com os recursos. As tomadas de decisões não são só do Programa REM, mas tem a participação da governança de cada regional”, destaca Angelton.

 

Angelton Arara fez a tradicional “mística de abertura” da 11ª Reunião da Comissão de Governança do Subprograma Territórios Indígenas, com cantos em Tupi Mondé 

 

A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), integrante da Governança Indígena do REM MT, representada pela presidente da federação, Eliane Xunakalo, falou sobre as expectativas para a segunda fase do programa REM MT.

 

“Nós estamos ansiosos em relação à segunda fase e ver como a governança pode contribuir, olhando sempre para quem está lá na aldeia, com esse olhar muito sensível aos nossos parentes. Na segunda fase o trabalho vai continuar, com uma autoavaliação, corrigindo algumas coisas e tornando melhor do que já está”, diz Eliane.

 

Eliane Xunakalo, presidente da FEPOIMT, participa da Reunião da Comissão de Governança

 

O coordenador do Subprograma Territórios Indígenas do REM MT, Marcos Antonio Ferreira, explicou a importância dessa cooperação entre o programa e a Governança Indígena para a execução dos projetos.

 

“O REM MT sempre atuou buscando o fortalecimento, protagonismo e a autonomia dos povos indígenas, por isso, a reunião de governança é essencial para discutirmos em conjunto o que tem gerado resultados positivos e o que pode ser melhorado. Foram mais de 600 aldeias beneficiadas com recursos do programa e a execução dos projetos só foi possível por meio dessa cooperação com as lideranças”, afirma o coordenador. 

 

Coordenador do Subprograma Territórios Indígenas do REM MT, Marcos Antonio Ferreira, mostra os resultados da primeira fase do programa

 

RESULTADOS EM OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Além do Subprograma Territórios Indígenas, os povos originários podem acessar recursos de outras áreas de atuação do REM MT, como o apoio às cadeias de valor do pequi, babaçu e castanha. Durante a reunião, o coordenador do Subprograma Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais - AFPCT do REM MT, Marcos Paulo Balbino, também apresentou os resultados dos projetos executados para a governança indígena, que puderam conhecer o impacto dos investimentos nas cadeias de valor protagonizadas pelos indígenas.

 

Coordenador do Subprograma Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais do REM MT, Marcos Paulo Balbino, apresentou os resultados dos projetos apoiados

 

RESULTADO DO MONITORAMENTO DOS PROJETOS

 

Outra apresentação realizada durante a 11ª Reunião da Comissão de Governança do Subprograma Territórios Indígenas, foi a dos resultados do monitoramento realizado pelos indígenas nos projetos apoiados pelo REM MT. A especialista em Conservação Junto aos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do The Nature Conservancy (TNC), Luana Fowler, explicou como foi esse trabalho.

 

“A TNC foi chamada pelo REM para construir e orientar um monitoramento participativo junto aos povos indígenas, onde foram selecionados, com o apoio do Programa, monitores indígenas, que após capacitação, fizeram roteiro de campo e coleta de dados de 27 projetos executados pelo Programa REM”, explica Luana.

 

A avaliação e aprendizagem desse monitoramento foram apresentados em um seminário final, que foi realizado entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Na Reunião da Comissão de Governança, foram passadas as informações gerais sobre esses resultados.

 

Reunião da Comissão de Governança Indígena do REM MT foi realizada em Cuiabá

 

REM MT 

 

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores da agropecuária, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.

 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). 

 

 

Por Priscila Soares (REM MT)